sábado, 8 de maio de 2010

(2010) RPG e Educação: Por que, quem joga, educa. (Por Fernando "Lobo" Moura)

Palestra ministrada por Mateus Vieira. Psicólogo e mestre em educação (Tem mestre até na graduação).
                Uma palestra bem divertida, cheia de tiradas e exemplos. Ele entrou um pouco sobre a visão dos leigos sobre o amado hobbie RPG, e como ele espera que, com a inserção dela nas escolas, possa vir a mudar de cara, e ser melhor aceita pela sociedade.
                Mateus também falou sobre a educação ser hoje, meio chata e retrograda. Prezando o aluno passivo, professores donos do conhecimento, rigidez  disciplinar e individual e não alunos criativos, ativos, com professores que querem compartilhar o que sabem e aprender co os alunos. Uma educação em constante construção.
                Na palestra ele deu dicas de como começar a inserir o RPG na sua sala de aula, informou existir leituras teóricas sobre como se dá esse processo. Usando a jornada mitológica do herói, junto de uma forma lúdica e didática do jogo.
                Na escola o RPG deixa de ser um jogo, então, não sei bem como chamá-lo... talvez técnica pedagógica...  mas na sala, mesmo que divertido, não há toda a liberdade que o jogo permite, alem de se tornar uma obrigação, afinal, é um método de ensino aplicado em sala, então, há uma rigidez acadêmica, mesmo que não tão intolerante quanto aquela da minha professora de matemática e português.
                A teoria é bem interessante e para aqueles que estão nas salas de aula é um ótimo suporte para se usar com as crianças. Sinto inveja dessa nova geração que tem essa possibilidade, talvez eu gostasse de matemática se eu aprendesse sobre arcos e ângulos atirando com arco e flecha... Bom, como disse o Mateus, RPG na sala de aula não é pra todos, nem todos os alunos nem todos os professores... O meu professor de matemática não ia curtir usar o RPG, ele era bem pouco criativo (trauma infantil voltando a tona, preciso assistir novamente “Curtindo a vida adoidado”).
                Mateus informou dois blogs resultados de suas praticas em sala de aula: www.rpgsesisanjo.blogspot.com e www.rpgsesicic.blogspot.com, para os interessando, vale a pena conferir e ver os resultados.
                O palestrante é um cara muito acessível e divertido, creio que se mandar um email para ele, mostrando interesse com o tema, ele lhe mostrara dicas e dará suporte. Só fuçar naqueles blogs.


Data/Reportagem: 25/04/2010
Acesso em (08/05/2010).

1 Comentário:

Gilson Rocha disse...

Ele que me indicou este blog. Sou formado em propaganda (2000) e retomei os estudos com mestrado na área de Educação.

Ainda não tenho dissertação e minhas incursões são tímidas, mas tenho batalhado. O que me deu mais orgulho foi organizar uma pequena apostila com textos de uma revista antiga e o ZIP, o RPG social, que explica o RPG, como jogar e ainda tem uma aventura. Está tudo em meu modesto blog, onde trato também de criação de jogos.

Gilson, Belém-PA
http://RPGsimples.blogspot.com/

Postar um comentário

Pesquisar

Acessos

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO