sábado, 17 de abril de 2010

Dissertação/ Mestrado: Rpg e educação - Alguns apontamentos teóricos (Wagner Luiz Schmit)

A principal proposta deste trabalho é fazer alguns apontamentos teóricos como meio de reflexão para educadores e pesquisadores sobre o uso do RPG na educação. A primeira parte do referencial teórico deste trabalho apresenta a história dos roleplaying games (RPG) nos EUA e no Brasil e alguns estudos sobre RPG nos EUA e na Europa. Com base nestes estudos, apresenta-se uma definição de RPG e seus cinco tipos: RPG de mesa, LARP, aventura solo, RPG eletrônico solo e MMORPG.
Na segunda parte do referencial teórico, discorre-se sobre as concepções de Vigotski, sobre suas teorias no Brasil, alguns conceitos da teoria vigotskiana, suas contribuições para a educação e uma leitura do RPG a partir de Vigotski. A metodologia trata do conceito de estado da arte e de uma possível leitura deste conceito a partir de Vigotski como embasamento para os procedimentos do levantamento bibliográfico e análise do material coletado. Este foi dividido em três categorias: material pedagógico, livros, dissertações e teses. Selecionaram-se apenas as dissertações e teses que apresentam Vigotski em seu referencial teórico. As análises abordam a produção sobre RPG no Brasil e a dificuldade de acesso a essa produção. Buscou-se mapear as concepções de educação que permeiam os trabalhos sobre RPG no Brasil, além de relacionar
algumas destas à pedagogia tecnicista. Analisa-se também o material pedagógico quanto a seu uso por educadores, assim como os livros, as dissertações e as teses quanto às apropriações das teorias vigotskianas. Verificou-se a necessidade por parte de educadores e de pesquisadores de assumir um posicionamento crítico ao abordar o RPG, bem como de ter clareza no projeto de homem e sociedade que permeia sua prática. Constatou-se também que as teorias de Vigotski são pouco conhecidas e exploradas.
Palavras-chave: Roleplaying games, jogos de representação, Vigotski, concepções de educação.

ABSTRACT
The main purpose of this study is to make some notes as means of theoretical discussion for educators and researchers about the use of RPG in education. The first part of the theoretical reference of this work presents the history of roleplaying games (RPG) in the U.S. and Brazil and some studies on RPG in the U.S. and Europe. Based on these studies, IT provides a definition of RPG and its five types: table-top RPG, Larp, solo adventure, electronic solo RPG and MMORPG. In the second part of the theoretical reference, the arguments are about the concepts of Vygotsky and his theories in Brazil, some concepts of the Vygotskyan theory, their contributions to education and a reading of the RPG from Vygotsky. The methodology is the concept of state of the art and a possible reading of this concept from Vygotsky for the basis of the procedures of bibliographic survey and analysis of material collected. This was divided into three categories: educational material, books, theses and dissertations.
Only those dissertations and theses were selected that have Vygotsky in its theoretical  reference. The analyses address the production on RPG in Brazil and the difficulty of access to such production. The aim was to map the concepts of education that permeate the work on RPG in Brazil, in addition to relating some of them to the technicistic pedagogy. It also analyses the material on its use by educators as well as books, dissertations and theses on the assimilation of Vygotskyan theories. There is a need on the part of educators and researchers to take a critical position to address the RPG, and to have clarity in the design of man and society that permeates their practice. It was also discovered that the theories of Vygotsky are little known and exploited.
Key words: Role-playing games, Vigotski, education conceptions.
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Dissertação na íntegra aqui.                              

Fonte:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/
Acesso em (17/04/2010).

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