sábado, 17 de abril de 2010

Monografia: O uso do Roleplaying Game em sala de aula - Aprendendo Matémática Financeira (Eugeniano Brito Martins)

A matemática é sempre apresentada como uma disciplina abstrata onde não é possível construir e utilizar exemplos concretos e onde trabalhar com o concreto é tido por muitas pessoas com não ensinar matemática. 
A simulação nos fornece a possibilidade de representar situações reais através da modelagem matemática de modo que o uso de fórmulas, funções e outros conteúdos matemáticos são utilizados para representar uma os efeitos e uso de algo que ainda será construído. Os jogos de Roleplaying Games (RPG) usam da criação de cenários para distrair, entreter e motivar seus jogadores. Unir a simulação matemática e o RPG foi o nosso objetivo neste trabalho, criando um jogo que simula o comércio de lanches e por meio deste jogo, revisar e fixar os conceitos de porcentagens e ensinar as noções fundamentais da matemática financeira como juros, acréscimos e descontos. Como resultado deste trabalho temos um jogo que mostrou como nosso alunos podem gostar da matemática, a partir do momento que lhes permitimos construir um modelo concreto, ou a representação de um modelo concreto, no lugar do abstrato. Como bem demonstraram os alunos por sua participação e interesse em continuar o jogo. Ficamos, pois convencidos que é plenamente possível ensinar matemática de forma concreta, independente do nível escolar de nossos alunos.
Monografia na íntegra aqui.

Fonte: http://stoa.usp.br/rpg/files/
Acesso em (17/04/2010).

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar

Acessos

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO