Dissertação/Mestrado: Uso do Rpg pedagógico para o ensino de física (Ricardo Ribeiro do Amaral)
Este trabalho refere-se ao estudo de caso participante realizado com dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Estadual de Ensino localizada na periferia da cidade do Recife. Seu objetivo foi analisar em que o uso pedagógico do roleplaying game (RPG) pode contribuir para o ensino de Física, integrado ao ensino de Matemática, História e Ética. Para tanto, a metodologia empregada foi organizada
através de um jogo de RPG, dividido em oito encontros, que tinha a perspectiva de engajar os sujeitos em um processo de construção dos conceitos envolvidos na aventura, incluindo os aspectos cognitivos e atitudinais. As análises foram fundamentadas na Teoria Sócio-Construtivista de Vygotsky, nas idéias de Pozo, Crespo e Echeverría sobre situações-problema e nos trabalhos de Macedo, Petty e Passos sobre o lúdico na
Educação. Ao final da pesquisa, percebemos que o RPG exerceu influência positiva sobre o aprendizado de conceitos físicos, matemáticos, históricos e éticos, além de promover mudanças atitudinais desses alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.
Palavras-Chave: uso do RPG pedagógico, lúdico na educação, ensino de Física, teoria sócio-construtivista, situação-problema.
ABSTRACT
This work refers to the participant case study made with ten 9th grade-students of Elementary School of a public school in Recife periphery. The aim was analyzing the contributions of the pedagogical use of roleplaying game (RPG) to the Physics teaching, integrated to math, History, and Ethic teachings. The methodology that was used was organized using a RPG play divided in eight meetings. The perspective was the integration of subjects in a process of concepts building envolved in adventure and including cognitive and act aspects. The analysis were based on the Social-Constructivist Theory by Vygotsky, in Pozo’s, Crespo’s and Echeverría’s ideas about problem-situations and also in Macedo’s, Petty’s and Passos’ works about the ludic in education. Ending the research, we observed that RPG had a positive influence in physics, math, historical and ethical concepts learning. It also brought changes in those students’acts in relation to their learning process.
Key-words: pedagogical use of RPG, ludic in education, Physics teaching, social-construtivist theory, problem-situation.
DropboxDissertação na íntegra aqui.
Fonte: http://www.rpgnaescola.com.br/downloaddissertacao.php
Acesso em (17/04/2010)
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