Dissertação/ Mestrado: RPG: JOGO E CONHECIMENTO - O Role Playing Game como mobilizador de esferas do conhecimento. (Mateus Souza Rocha)
A presente pesquisa tem como objetivo construir um conhecimento acerca do potencial mobilizador de esferas do conhecimento encontradas nas práticas de RPG enquanto atividade de lazer. Para alcançar tal objetivo ou ao menos aproximarmo-nos dele, foram realizadas, além de pesquisa teórica, pesquisa de campo, constituída por dezesseis entrevistas a jogadores de RPG (Role Playing Game), observações de sessões de jogo com dois grupos distintos de jogadores e participação em eventos relacionados ao jogo.
Existe um movimento de apropriação do RPG pela escola, incentivado principalmente pelo potencial motivador que o jogo pode oferecer, porém ao subordinarmos a prática do jogo ao modelo educacional vigorante em nossas escolas, o jogo se transforma numa atividade pedagógica deixando de ser jogo em sua essência, conservando do jogo apenas a sua estrutura. Desta forma, entendemos que ao transportarmos o RPG para dentro das salas de aula, sem antes, elaborarmos um conhecimento verdadeiro acerca das atividades de jogo praticadas pelos jogadores em seus momentos de lazer, certamente estaremos mutilando uma prática que possivelmente poderia vir a ser muito mais rica se compreendida em sua plenitude por pais, professores e pela escola.
É esta a lacuna que a dissertação procura preencher, oferecendo em primeiro lugar conhecimentos sobre o caráter histórico-cultural do conceito de jogo, na medida em que apresenta a construção de um conceito de jogo moderno. Em segundo lugar, elaborando um conhecimento verdadeiro a respeito do RPG desde sua criação até os dias atuais, sobretudo sobre a prática. E finalmente, apresentando as esferas de conhecimento mobilizadas durante as práticas que envolvem o jogo de RPG por seus jogadores, conforme identificadas em campo.
Dropbox
Dissertação na íntegra aqui.
Dropbox
Dissertação na íntegra aqui.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário