Dissertação/Mestrado: O QUE (NÃO) É UM RPG: POLÊMICA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM DISCURSOS SOBRE O ROLE PLAYING GAME. (Fábio Sampaio de Almeida)
Esta dissertação tem como objetivo caracterizar modos de produção de
subjetividade que perpassam o discurso dos jogos de interpretação de papéis, conhecidos
pela sigla RPG (Role playing game), constituídos principalmente na polêmica do embate
entre diferentes vozes, tendo como foco de análise textos da revista Dragão Brasil,
publicação nacional especializada no jogo. Para tal, buscamos identificar, no âmbito desse
debate, possíveis vozes que atacam ou defendem o RPG, e sua associação a determinadas
formações discursivas (MAINGUENEAU, 1997), instauradas pela polêmica do embate.
Seguimos o referencial teórico da Análise do Discurso de base enunciativa e tomamos
como preceitos norteadores a noção de polifonia instituída por Bakhtin (2000) e os estudos
de Ducrot (1987), em seu esboço de uma teoria polifônica da enunciação, e o primado do
interdiscurso (MAINGUENEAU, 2005). A captação dessas vozes se dá por intermédio da
operacionalização do conceito de negação polêmica (DUCROT, 1987), entendido como
forma marcada de heterogeneidade enunciativa mostrada (AUTHIER-REVUZ, 1998). A
negação polêmica nos permite, em nível discursivo, a possibilidade de identificação de duas
“vozes” distintas que encenam um embate antagônico de posicionamentos em relação a um
dado tema, no caso desta pesquisa, o RPG. Recorremos ainda aos conceitos de gêneros de
discurso (BAKHTIN, 2000), cenografia discursiva e ethos (MAINGUENEAU, 2002).
Nosso corpus é composto das matérias intituladas “Guerra ao terror!” e “O que é RPG”,
publicadas na revista Dragão Brasil, número 78, 79 e 109, respectivamente. A seleção da
revista como fonte para o corpus considerou três critérios: a) trata-se da publicação
especializada mais antiga sobre RPG e de maior tempo no mercado editorial brasileiro; b)
sua circulação é de âmbito nacional; e c) as matérias escolhidas abordam diretamente o
tema do jogo, na tentativa de explicá-lo ao leitor. Observando o texto da matéria,
percebemos uma grande recorrência de enunciados que apresentam a negação de caráter
polêmico. A partir da análise desses enunciados marcados lingüisticamente pelo “não”,
identificamos pontos de vista afirmativos subjacentes. O agrupamento desses enunciados
tem-nos possibilitado chegar a blocos de crenças sobre o RPG, sustentados por
enunciadores que falam em nome de discursos da ordem da religião e da moral.
Identificamos vozes que relacionam o RPG a práticas de seitas, procurando estabelecer uma
estreita ligação entre o jogo e a religião; outras que incluem o jogo em um grupo de práticas
determinadas que influenciariam o praticante do jogo a ter atitudes e comportamentos fora
dos padrões preconizados pela sociedade, como a violência.
Palavras-chave: Análise do Discurso, Role Playing Game, polêmica, interdiscurso, ethos,
cenografia discursiva, produção de subjetividade.
ABSTRACT
The object of this work is to characterize ways of subjectivity production that go through the speech present in role playing games, known as RPG, constituted mainly in the controversy of the opposition between different voices, focusing the analysis on texts from Dragão Brasil magazine, a national publication specialized in the game. In order to do that, we try to identify, in the extent of this debate, possible voices which attack or defend the RPG, and their association to certain discursive formation (MAINGUENEAU, 1997), set up by the controversy of the opposition. Our theory is based on Discourse Analysis of enunciating basis and we followed the concept of polyphony invented by Bakhtin (2000) and the studies of Ducrot (1987), on his sketch of a polyphonic theory, and the primacy of interdiscourse (MAINGUENEAU, 2005). The understanding of these voices is possible through the awareness of the concept of polemic negation (DUCROT, 1987), seen as a marked form of enunciative heterogeneity shown (AUTHIER-REVUZ, 1998). In a discursive level, polemic negation allows us to identify two different “voices” that “stage” an antagonistic opposition of positioning related to a certain theme, in our research, the RPG. We still consider the concepts of speech genre (BAKHTIN, 2000), discursive scenography and ethos (MAINGUENEAU, 2002). Our corpus is formed by articles entitled “Guerra ao terror!” (War against terror) and “O que é RPG” (What is RPG), published on Dragão Brasil Magazine numbers 78, 79 and 109. The choice of this magazine to be part of our corpus was based on three criteria: a) that is the oldest and most specialized publication about RPG in the Brazilian editorial market; b) it circulates in national territory; and c) the chosen articles talk directly about the game, in an attempt to explain it to the readers. When we observe the article text, we notice a great number of utterance that show negation with polemic traces. From the analysis of these utterance linguistically marked with “no”, we identify underlying affirmative points of view. Gathering these utterances has allowed us to get to groups of beliefs about RPG, supported by enunciators who speak in the name of religious and moral discourses. We identify voices which relate RPG to sect practices, trying to establish a narrow connection between the game and religion; others include the game into a group of practices which could influence the players leading them to present behavior out of social standards such as violent behavior.
Keywords: Discourse Analysis, Role Playing Game, polemic, interdiscourse, ethos, discoursive scenography, subjectivity production.
Dropbox
Dissertação na íntegra aqui.
Fonte: Cedido pelo próprio autor.
Postar um comentário