quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aviso aos leitores ... (Atualização 03/11/2011)

Oie,
o blog está meio parado porque minha vida pessoal/profissional está exigindo mais tempo de mim para os estudos do que eu gostaria. Estou me preparando para concursos, logo, meu tempo para outras atividades está mínimo; no entanto, como já disse nos fóruns que divulguei o presente blog, ele não vai parar, pode não ter muitas atualizações frequentes (talvez uma por mês), mas esse aqui só vai ser considerado inativo se eu morrer \o
Porque do contrário, ele continuará sendo atualizado ...

Outra questão importante a ressaltar: o procedimento que eu decidi seguir para as postagens do blog, apesar de seguro, leva um tempinho para ser concluído: procuro trabalhos acadêmicos que abordem o tema RPG (enquanto Role Playing Game), investigo o nome dos autores e um meio de contato a fim de ter a permissão oficial para postar o trabalho no blog; ou seja, é um processo um pouco mais complexo do que simplesmente achar algo e postar.
E por falar nisso, se alguém conhecer algum trabalho para me indicar, ou o contato de alguém que tem algum trabalho sobre o assunto, por favor, não hesite em entrar em contato ...
E-mail principal: otakuliriel@yahoo.com.br
(Coloque no assunto a palavra RPG, para que eu tenha certeza que não é Spam.)

No momento, estou atrás dos seguintes contatos/autores afim de pedir autorização para que possa postar seus trabalhos:


 #  Dissertação/Mestrado: 

 
-
 Avaliação do role playing game como programa de lazer. (PUC - Campinas: 1997)
Luciane Orlando Raffa  
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0838920745615800
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

- RPG (Roleplaying Game): A Aventura do Letramento e da (Re-)Construção de Identidades Sociais no Contexto Escolar. UFRJ: 2003.
Talita de Oliveira
Lattes: ??
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

- Fenomenologia do R.P.G.: sua educabilidade. UFJF: 2004.
Lucas Lopes Toffanetto Seabra Eiras.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1112614101985152
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

-
Jogos de papeis (RPG) em diálogo com a educação ambiental: aprendendo a participar da gestão dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo. USP: 2006.
Maria Eugênia Seixas de Arruda Camargo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2781383245884997
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]


- Nós podemos criar um mundo: reflexões sobre a cultura contemporânea a partir do jogo de RPG. UFPE: 2006.
Adriana Tenório da Silva
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2191927056530037
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

- Centralização ou dispersão dos sentidos? Uma análise do discurso do RPG Vampire: The Masquerade. (
USP: 2007)
Alexandre Zorio de Mattos
Lattes: ??
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

-
Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG. UFMG: 2007.
Vivianete Milla de Freitas
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8330586907206430
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

-
Educação e Preconceito: O Jogo de Representação como Estratégia de Reflexão. USP: 2007. 
Daniel Silva dos Santos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0151342138275213
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

- Motivação escolar e o lúdico: o jogo RPG como estratégia pedagógica para o ensino de história. UNICAMP: 2008.  
Eli Teresa Cardoso
http://lattes.cnpq.br/2541683536038387
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]





Vamos jogar RPG? Diálogos com a literatura, o leitor e a autoria. USP: 2008.
Edson Ribeiro Cupertino
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0010834949157641
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

- Jogos das Representações (RPG) e Aspectos da Moral Autônoma. USP: 2009.
Eduardo Ribeiro Frias
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8594865588582832
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]

-
Sagas de rpgistas: um estudo junguiano acerca do encontro com o herói via Role Playing Games. PUC-SP: 2010.
Paula Pinheiro Varela Guimarães
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0445229120629611
[Preciso achar alguma forma de contato com o autor]



[Pendentes]
- FALCÃO, Lúcia Barbosa. Entrevista com Vampiros: Uma Reconstrução da Cultura a partir do Jogo de RPG. UFPE: 1998. (mestrado)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
[Em setembro de 2012 ela volta para o Brasil; urugute@uol.com.br]

- MARTINS, Luís Antônio. A porta do encatamento: jogos e representação na perspectivas da socialização e da educação. UNICAMP: 2000. (mestrado)
http://lattes.cnpq.br/3875061290145878
[Tenho o e-mail, enviei e no entanto não obtive resposta]



Se alguém tiver alguma informação ou meio de contato com estes, por favor, me avise.
Desde já grata.
Syl


P.S. Agradecimentos ao Vinícius ELFO Rennó que contribuiu para a inserção de mais uma dissertação [Role-playing game: um jogo de representação visual de gênero
] no blog ao informar o e-mail da autora [Eliane Bettocchi]. (03/11/11)

6 Comentários:

Vinícius Rennó disse...

Não sei se ainda é um email válido, mas aqui está: Eliane Bettochi - bettochi@marlin.com.br

Estou escrevendo um artigo sobre RPG e Comunicação. Gostaria de disponibilizar aqui nesse blog, mas antes pretendo publicá-lo em alguma revista científica. Teria alguma indicação?

Abraço,

Vinícius Rennó disse...

Acabei de encontrar um endereço mais recente da Eliane: bettocchi@historias.interativas.nom.br

Espero que seja util.

Lirielll disse...

Vinícius ELFO Rennó, muitíiiiiiiiissimo obrigada pelos e-mails, enviei uma mensagem para ela utilizando os dois endereços q vc me passou, agora é torcer para que ela me responda ^^

Bem, quanto a publicação, talvez te ajude dar uma olhadinha na parte "Revistas Acadêmicas" desse meu outro blog (mais voltado para minha profissão), eu sempre divulgo Revistas que estão fazendo chamadas para artigos durante o ano todo:
http://docencialp.blogspot.com/search/label/%5BRevistas%20Acad%C3%AAmicas%5D

No mais, se vc conhecer alguma produção q ainda não esteja aqui, por favor me avise, com a ajuda dos leitores tenho certeza que vamos montar um acervo cada vez mais rico ^^

Um abraço Rpgista.

Haroudo Xavier disse...

Conheço Lúcia Falcão e Adriana Tenório (fui "cobaia" de ambos os trabalhos). Vou contatá-las e lhes indicar o site e/ou perguntar a se posso lhe passar o contato delas. Aproveitando, queria lhe agradecer: como hoje faço pesquisas também na área, acho seu blog de um valor incalculável para quem pesquisa RPG na academia. Muito obrigado.

Lirielll disse...

Nossa q isso Haroudo Xavier, esse blog é para "nóis mesmo", universitários rpgistas q amam pesquisar sobre o hobby ^^

Fico agradecidíssima de saber que a proposta do blog está realmente sendo cumprida, fico no aguardo dos referidos contatos para que eu possa pedir-lhes autorização para publicar seus trabalhos ... se você souber de algum que está faltando aqui no blog tbm, sinta-se livre para me mandar sugestões, como eu já disse no post acima, meu tempo anda curto então infelizmente não ando podendo pesquisar novos artigos ... =.= Mas conto com a ajuda dos leitores, aí eu vou colocando aos poucos ^^

Lirielll disse...

Haroudo Xavier, com a Lúcia Falcão eu consegui contato, um orientando dela entrou em contato comigo e me passou o e-mail dela; mas se vc puder me passar o contato da Adriana Tenório, eu agradeço muito ^^

Postar um comentário

Pesquisar

Acessos

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO