quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Monografia: NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E “ROLEPLAYING GAME” – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS: reflexões sobre a utilização em Bibliotecas como técnicas de incentivo ao hábito de ler. (Alan Luiz e Silva Ramos)

Reflete sobre a implementação de Roleplaying Games (RPG) em bibliotecas com o objetivo de incentivar o hábito de leitura em público adolescente, no uso de técnicas de narração de histórias. Conceitua o jogo de RPG quanto a aspectos: prática, elementos essenciais, objetivo, formas de condução e papel do mestre de jogo. Descreve aptidões e técnicas que devem ser apreendidas e utilizadas por narradores de histórias nos contos infanto-juvenis. Esclarece semelhanças e discordâncias, na narração de histórias e no RPG, quanto a desenvolvimento narrativo, forma da atividade e requisitos para a produção. Relaciona a atividade do narrador de histórias e do mestre de jogo. Levanta caminhos para o exercício da função de mestre de jogo. Alerta sobre os níveis de alcance do RPG no incentivo à prática de leitura. Aponta os possíveis problemas que a implementação do RPG na biblioteca acarreta: alterações na rotina de trabalho do bibliotecário, problemas de acomodação física, determinação de resultados obtidos com a implementação da prática, e a carga de trabalho demandado.


Palavras-chave: 1. Roleplaying Games. 2. Narração de histórias. 3. Biblioteca.
Monografia na íntegra aqui.
(Alan Luiz e Silva Ramos - Plataforma Lattes)

Fonte: Cedido pelo próprio autor.

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