segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pesquisa Científica: Jogos de Representação: O Live Action e a criação de mundos fantásticos. (ANDRÉ RODRIGUES DOMICIANO)

INTRODUÇÃO

    O trabalho que apresentamos tem como objetivo descrever e analisar os Jogos de Representação e suas modalidades mais recorrentes, procurando legitimá-lo como campo de estudo nos meios acadêmicos, além de descrever sua orientação estrutural – os elementos que compõem o enredo da aventura – e os processos criacionais que envolvem o desenvolvimento do jogo. Para tanto, buscamos em referenciais teóricos – no meio acadêmico e fora dele – argumentos que pudessem orientar e sustentar nossa pesquisa.
    A inspiração para o trabalho surgiu durante as aulas de Literatura Infantil e Juvenil IV ministradas pela Professora Doutora Maria Zilda da Cunha. Sendo jogador e Mestre de Roleplaying Games e fazendo parte de uma equipe que trabalha com a aplicação de RPGs em contextos educacionais desde o ano de 2001, sempre duvidei do espaço que esses jogos pudessem ter no meio acadêmico. No entanto, no primeiro dia de aula em Literatura Infantil e Juvenil, vi que um dos temas propostos para elaboração de seminário tratava justamente do RPG.
    No final do semestre, após a realização do seminário sobre RPG, a Professora Doutora Maria Zilda da Cunha se mostrou aberta para diálogo e interessada em minhas experiências com o jogo. Decidi, então, lançar-lhe a proposta de ser minha orientadora em um possível trabalho de Iniciação Científica sobre Roleplaying Games. A resposta foi positiva.

E aqui estamos nós.

Pesquisa Científica na íntegra aqui.

Fonte: Cedido pelo próprio autor.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar

Acessos

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO