Tese/Doutorado: Incorporais RPG: Design poético para um jogo de representação. (Eliane Bettocchi Godinho)
Partindo-se de uma definição, baseada na media ecology, de role-playing
game (RPG) como meio de comunicação dotado de linguagem narrativa, tecnologia
impressa e modo de recepção interativo, propõe-se que é possível pensar este jogo
como hipermídia narrativa em que seus componentes atuem como links de abertura
para outras informações, promovendo uma refiguração criativa da realidade.
Propõe-se um método de concepção poética e análise crítica para um objeto de
design gráfico, um livro de RPG, em que o conceito de abertura da obra é
fundamentado pelos conceitos de gozo do texto, deslizamento sígnico de Roland
Barthes e semiose ilimitada de C.S. Peirce, instrumentalizado por meio da tradução
intersemiótica de Julio Plaza, da hermenêutica de Paul Ricoeur e da Iconologia de
Erwin Panofsky. Espera-se com este método contribuir não apenas com novas
possibilidades de se pensar e produzir um livro, mas também com a construção e
questionamento de uma epistemologia do Design enquanto área de conhecimento.
Tal discussão é realizada em duas instãncias: uma instãncia formal, onde é
documentada a concepção do suporte impresso do cenário Brasil Barroco, do
RPG experimental Incorporais, desenvolvido em paralelo com o método; e uma
instância processual, onde o suporte deste RPG será experimentado por jogadores
que participarão da ampliação do cenário através da produção de material que será
incorporado aos suportes impressos, verificando-se a capacidade de abertura acima
descrita.
Palavras-chave: Comunicação; RPG; Narrativa; Hipertexto; Semiologia; Design gráfico;Livro.
ABSTRACT
From a definition, based upon the media ecology, of role-playing game
(RPG) as a media with narrative language, printed technology and an interactive
form of reception, it is proposed that this game can be though as a narrative
hypermedia with its componentes acting as links to other informations, promoting
a creative reality refiguration. A proposition is presented for a method of poetic
conception and crytical analysis for an object of graphic design, a RPG book, in in
which the concept of text opening is fundamented on the concepts of text
enjoyment, Roland Barthes' sign sliding and unlimited semiosis of C.S. Peirce,
worked through the intersemiotic translation of Julio Plaza, Paul Ricoeur's
hermeneutic and Erwin Panofsky's iconology. It is hoped that this method will
contribute not only with new possibilities for book conception and production,
but also with the assembling and questioning of an epistemology for the Design as
an area of knowledge. This discussion is done in two instances: a formal instance,
where the conception of the printed support for the Barroque Brasil setting is
documented, for the experimental RPG Incorporals, developed alongside the
method; and a processual instance, where the support of this rpg will be
experimented by players that will participate in the setting development through
the production of materials that will be incorporated in the printed supports,
verifying the capacity for the openings described above.
Keywords
Media ecology; role-playing game; narrative; hypertext; semiology; graphic
design; book.
Keywords: Media ecology; role-playing game; narrative; hypertext; semiology; graphic design; book.
Keywords: Media ecology; role-playing game; narrative; hypertext; semiology; graphic design; book.
Fonte: Cedido pelo próprio autor.
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