Artigo: Errar pelo Mar. (Renato Salgado de Melo Oliveira)
Este texto pretende pensar algumas relações entre a divulgação científica e o RPG (Role Playing Game) pelo do mar. Um mar que movimente; seja pelo vento, seja pelas correntes; por caminhos ora traçados a destinos certos, ora perdidos à deriva. Um caminho diferente de uma divulgação científica tão centrada na verdade, no certo e no errado, no reconhecimento e na explicação. Tendo esse objetivo à frente, mas sem querer chegar em um porto seguro, procuro errar por conceitos como fabulação e ilhas desertas do filósofo francês Gilles Deleuze (1997; 2006) e a peça de Fernando Pessoa para o teatro, O marinheiro (2000). Aposto nas narrativas e nas imagens propostas pelos livros de RPG como potenciais para atacar a lógica de verdade (e de falso como errado) na divulgação científica. Visto que no RPG a ciência faz-se tão presente, mas não para afirmar uma verdade, o certo e o errado. Faz-se presente uma ciência com força de ficção, com potência para imaginar, criar e pensar mundos e realidades.
Palavras-chaves: 1. Divulgação científica; 2. RPG (Role Playing Game); 3. FabulaçãoArtigo na íntegra aqui.
Fonte: Cedido pelo próprio autor.
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