Dissertação/Mestrado: O JOGO DE PAPÉIS (RPG) COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO. (Matheus Vieira Silva)
A presente pesquisa tem como objetivo estudar a utilização do jogo de papéis (RPG) como tecnologia educacional em apoio ao processo de aprendizagem no Ensino Médio. Partimos da conceituação do jogo, sob a ótica de autores como Brougère (1998), Huizinga (2007), Silva (2005) e em seguida, passamos a explicar o que é e como funciona o Jogo de papéis (RPG). Resgatamos algumas obras brasileiras relacionadas ao RPG e à educação. Buscamos a compreensão das práticas pedagógicas na educação contemporânea. Verificamos, a partir das leituras sobre sociedade do conhecimento, mudanças tecnológicas e reflexos na educação, tecnologia educacional, práticas educativas, resistência à mudança, aprendizagem colaborativa, que existe uma diferença entre como os jovens aprendem (ou deveriam aprender) nas salas de aula, e como os jovens aprendem em situações mais flexíveis, mesmo na escola. Por meio de questionários, diário de bordo e audiogravações, verificamos o comprometimento e envolvimento dos alunos em sessões de jogo de RPG em situações voluntária e compulsória. Constatamos que, quando utilizado em um ambiente fora do estruturado em aulas, com a possibilidade da escolha voluntária, o RPG traz outros elementos que contribuem para o processo de aprendizagem.
Palavras Chave: RPG, jogo de papéis, aprendizagem, tecnologia, Ensino MédioABSTRACT
The present research aims to study the use of Role Playing Game as educational technology supporting the learning process in the high school level. Starting with the conceptualization of game from studies such as Brougère’s (1998), Huizinga’s (2007), Silva’s (2005), we explained what RPG is and how it works.
Studying some Brazilian dissertations and researches about RPG we related this game to learning. We also studied the relationship between technology, society and education, to understand the shift from traditional to the contemporary education, we relate the Society of Knowledge, technological changes, and their reflections on education regarding teaching practice, resistance to change, collaborative learning as well what students learn (or should learn) at school and how they learn in extraclass situations even at school. To characterize student involvement in RPG during voluntary and mandatory sessions, we observed and recorded games sessions, and applied post questionnaires. We noticed that, when the game is played in an environment outside the classroom, with the possibility of volunteering, the RPG has new elements that contribute to the learning process.
Key words: RPG, technology, collaborative learning, teaching practice, high schoolDropbox
Dissertação na íntegra aqui.
Fonte: Cedido pelo próprio autor.
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